Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

CUFA - SANTOS FECHA UMA PARCERIA COM GÊNIO MUNDIAL DA MÚSICA‏

Esta parceria conquistada pela CUFA através do Coordenador artistico da Cufa-santos José Carlos (BLOOD)é de grande importancia p/ baixada santista, oportunidades unicas como esta não podem se perder, um excepcional musico, arranjador,criador de novas tecnicas enfim sem sombra de duvida um dos melhores e mais importantes talentos mundiais .

Aqui para voces um pouco de "CHICO GOMES".

Baixista profissional desde 1972, Chico Gomes é criador de técnicas inovadoras (a mais conhecida é a do Triplo Domínio).Tocando o que se chama de Música Brasileira Jazzística ou “a boa MPB com improvisação”, Chico Gomes mostra não só a técnica do Triplo Domínio – execução do baixo, da harmonia e da melodia – mas também as técnicas que realiza nos baixo de 7 e 8 cordas que criou e mandou construir.Não satisfeito, acoplou uma guitarra MIDI, que ele toca simultaneamente com o contrabaixo de 8 cordas (também MIDI) . A impressão que Chico Gomes dá é de que são três músicos tocando. Considerado um dos maiores baixistas solo do mundo, por músicos como Raul D’ Souza, Stanley Jordan (que conceitua Chico Gomes um mestre), Billy Cobham, André Geraissati, Celso Pixinga e Moraes Moreira (que o considera o Pelé do Contrabaixo), além de também ser um dos músicos mais extraordinários em nível internacional.Atualmente leciona baixo e guitarra em seu estúdio na cidade Santos. Na revista Cover Baixo ministra o seu curso, através de Workshops especialmente dedicados a este fantástico músico. Durante o ano de 2002 ministrou cursos sobre Triplo Domínio para alunos da ULM (Universidade Livre de Música), em São Paulo.Realiza Workshops no evento Cover / Bass Player / IB & T Festival, que reúne grandes baixistas nacionais, na Escola de Musica e Tecnologia (EM&T), em São Paulo, uma das escolas de música mais respeitadas internacionalmente.
Chico Gomes presenteou seus admiradores com o lançamento oficial do CD Só e Bem Acompanhado, gravado em 1996 e só lançado em novembro de 2004 e que é sem sombra de duvida, uma obra instrumental de grande qualidade. A demo, que andou por aí há alguns anos, foi citada como fundamental para quem quer dominar o baixo.Outra coisa importante na sua vida é passar sua técnica a todas as pessoas que queiram aprender. Seus alunos e amigos podem conseguir dele tudo o que quiserem. Para isso, basta boa vontade de aprender. E muitos já aprenderam. Chico Gomes leva muito a sério a missão de ensinar, de passar aos mais jovens tudo o que conseguiu tirar do contrabaixo.
Fatos e Curiosidades
No ano de 1992, ao lado de grandes nomes como Paulinho Trompete e Raul D’ Souza, fez parte da Jazzmania All Stars Band, realizando uma semana de apresentações.Em sua passagem pelo Brasil em 1994 Billy Cobham (um dos maiores bateristas do mundo, que tocou com pessoas como Miles Davis) exigiu o acompanhamento de Chico Gomes por ser “o baixista que toca baixo como se fosse piano”.Ainda no ano de 1994 participou do Terceiro Encontro de Contrabaixistas de São Paulo, que contou com a presença de Artur Maia e Nico Assumpção entre outros grandes nomes do contrabaixo.Em 1997 fez uma participação no show de Paulinho Trompete no Free Jazz Festival.Em 2001 fez uma apresentação solo no Quarto Prêmio Visa MPB Instrumental e foi destaque da matéria feita por Mauro Dias, publicada no jornal O Estado de S. Paulo.Em 2007 recebeu o prêmio Gênios da Arte oferecida pela Secretaria de Cultura de Santos.
Chico Gomes é pai de Heitor Gomes, atual baixista da banda Charlie Brown Jr.


Aguardem informações sobre inscrições, local e horarios das aulas até final do mês de Março estaram postadas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário